28jan 2016

Minha estante para o escritório (A decepção!)

Postado por às em Apartamento, Decoração

Eu sempre escrevo aqui posts com recomendações, mas desta vez, infelizmente, vou ter que fazer diferente!

No final do ano passado tivemos uma folguinha nas contas e o Rodrigo perguntou o que eu queria ganhar de Natal. Como estou surtando com os meus livros ainda nas caixas e meus brinquedos pegando pó, resolvi pedir uma estante nova para o escritório.

Pesquisei bastante e como já tínhamos uma experiência legal com a compra do painel para a TV da sala, resolvemos comprar novamente na Americanas.com. Compramos no dia 18 de dezembro, pagamento no boleto (à vista), com o prazo de 42 longos dias úteis.

Para a minha surpresa o interfone tocou no dia 5 de janeiro e fiquei amolando o Rodrigo para montar logo, afinal, poderia aproveitar as minhas férias para colocar o escritório em ordem. Foi ai que abrimos a caixa e veio a primeira decepção:

O intuito de comprar uma estante com gavetas e portas de vidro era justamente para deixar meus brinquedos e livros longe do pó (parecido com o que eu tinha no antigo quarto, só que maior), além de guardar todos os meus DVDs bonitinhos nas gavetas. Mas conforme medi as madeiras da gaveta vi que os DVDs só caberiam deitados, um sobre o outro (o que não adiantaria nada!). As gavetas têm apenas 10,5 cm de altura, ou seja, não cabe nada!

Até ai problema meu! Tudo bem que não tinha esta especificação de medida no site, mas enfim, só perdi uma parte da empolgação.

Quando abrimos o pacote grande, a decepção foi maior que o tamanho da própria estante!

  1. Recebi dois puxadores a menos
  2. Os cantos das madeiras vieram todos ferrados! Sério, parece que o móvel já foi montado por alguém, que depois desmontou de qualquer jeito para vender para a gente! Todas as madeiras vieram bem embaladas, então não pode ter acontecido no transporte!

Decepção: Estante Tricar

Quem me acompanha no Snapchat (SSweetPearl) viu a minha revolta em tempo real. Já imaginei a dor de cabeça para resolver tudo isso. No começo pensei só em pedir os puxadores, mas você já paga bem caro pelas coisas aqui no Brasil e não estamos jogando dinheiro pela janela para ficar com um armário todo cagado – e as partes danificadas ficariam à mostra.

No dia seguinte a primeira coisa que fiz foi ligar para a Americanas. Para a minha surpresa a atendente foi super atenciosa e falou que até o dia 12 de janeiro entraria em contato para agendar a troca. Sim, segundo ela no mesmo dia que a antiga fosse retirada receberia a nova. O meu humor já melhorou – pois é, eu acredito nas pessoas!

Passando os dois dias úteis – sem receber qualquer contato – lá fui eu ligar para eles novamente e descobri que tinha um e-mail da empresa parceira (que fez a entrega) pedindo as imagens das avarias da estante. Neste momento respirei fundo, enviei fotos, cópia da nota fiscal, enfim, tudo e mais além e recebi um novo prazo de mais dois dias úteis para avaliação. Questionei novamente se a estante nova seria entregue na mesma hora que a retirada da antiga e a informação foi confirmada.

Ok, lá se foram mais dois dias úteis, sem qualquer contato da Americanas ou da tal empresa parceira (Tricae Comercio Varejista LTDA). Mais uma manhã perdida ligando para eles. Desta vez me falaram que as imagens estavam em análise, me deram o prazo de SEIS dias ÚTEISapenas para a avaliação, para agendarem a retirada e depois de uma nova avaliação reagendarem uma entrega.

Sério, perdi a paciência! Abri um Reclame Aqui, deixei uma avaliação negativa no site e agora estou pensando seriamente em entrar agora com Procon e Pequenas Causas neles, pela expectativa gerada, pela decepção, pelo descaso e pela porcaria de móvel que entregaram.

Desde o meu primeiro contato já se passaram 20 dias sem que eu recebesse qualquer contato da parte deles. Ontem liguei novamente, o atendente informou que a Tricae viu as fotos e respondeu que poderia pedir a troca (DE NOVO!) ou o meu dinheiro de volta. Sério, cansei! Optei pela devolução do meu dinheiro, maaas, adivinha: eles ficaram de retornar até o final do dia para informar quais seriam os próximos passos, próximos prazos e quando o meu dinheiro será devolvido. E adivinhem só: Estou esperando até agora! 

Enquanto isso as minhas coisas continuam em caixas, pegando pó e tenho que esperar a boa vontade do tal parceiro para resolver um problema que não tinha e que paguei à vista. Só com muito remédio para a gastrite para aguentar tudo isso na boa, sem gritar com as pessoas que me atendem, que são atenciosas!

Fique atento!

Hoje, boa parte das grandes lojas virtuais (Americanas, Extra, Mobly, Casas Bahia, etc) funciona praticamente como site de busca, comercializando produtos de outras empresas menores. Ou seja, você busca por algo, compra pensando que é de uma grande rede, que já está acostumado, só que lá, bem pequenininho no cantinho aparece que a mercadoria será entregue por uma parceira.

Por isso a dica que eu tenho é dar um Google para investigar se há alguma reclamação dessa outra empresa que irá entregar o produto. Por exemplo: se tivesse feito isso teria encontrado diversas reclamações da Tricae no Reclame Aqui. Vivendo e aprendendo!

Ainda não tenho um desfecho para essa história. Falei com a minha irmã, que é advogada, e ela me orientou mesmo a abrir uma reclamação no Procon e entrar com uma ação no Tribunal de Pequenas Causas. Estou aqui pesquisando sobre o assunto. O duro é conseguir tempo na vida para resolver tudo isso, mas pretendo sim! Enquanto isso vou fazer também uns orçamentos para um armário novo, desta vez sob medida, nos lugares que fiz os meus antigos.

Prometo que na medida dos acontecimentos atualizo este post!

Atualização: 16/02/2016
Sem qualquer retorno da Americanas.com, entrei com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo solicitando a restituição do valor e uma indenização por danos morais.

Related Posts with ThumbnailsShare on Facebook

Facebook comments:

3 comentários deixe um →

  1. Boa soorte e tomara que isso se resolva logo! É muito chato quando essas coisas acontecem, acham que consumidor é besta. Temos que lembrar que o nosso CDC é maravilhoso e é pra ser usado!!!

  2. Your’s is a point of view where real inlcnligetee shines through.

Theme developed by Difluir - http://themes.difluir.com